O Salão

A Rome Eventos ciente das potencialidades do setor criou o Salão do Artesanato, tendo já 16 edições realizadas, sendo 14 edições em Brasília e 02 em São Paulo. O evento é um instrumento capaz de:

  • Preservar a cultura nacional, pela manutenção e divulgação das técnicas artesanais praticadas em todas as regiões do Brasil, mantendo a identidade regional, valorizando a criatividade e a memória e o saber partilhados por grupos
  • Propiciar às instituições que trabalham no desenvolvimento do setor, um acompanhamento da evolução dos produtos artesanais nos aspectos da qualidade, da tecnologia, dos processos de produção, da organização e do mercado;
  • Divulgar a produção artesanal e estimular a geração de emprego e renda. Ações de incentivo a produção podem se tornar inócuas se não acompanhadas de medidas de apoio a comercialização, pois não havendo mercado a produção pode se extinguir;
  • Buscar novos mercados para o produto artesanal com o objetivo de colocá-los em um circuito comercial que garanta a produção crescente;
  • Destacar a produção cultural dos estados e regiões participantes do Salão do Artesanato e divulga-las como atrativo turístico para os visitantes.

A 18ª edição, será um evento de negócios, mas também, pela característica dos produtos que serão expostos e comercializados e pelas manifestações do folclore que serão apresentadas, será um evento de forte cunho cultural, por expressar o que há de mais característico da produção cultural de uma nação.

Durante cinco dias São Paulo será sede do evento. Estarão reunidos artesãos, artistas populares, Mestres Artesãos, chefs de cozinha, produtores da agroindústria e dirigentes de instituições e técnicos do setor artesanal.

Diversas áreas de exposição, de comercialização e de troca de informações estarão à disposição dos empreendedores e do público visitante tendo sempre como objetivo tornar o produto artesanal conhecido entre potenciais compradores, garantir a credibilidade no mercado e propiciar a realização de negócios.

OBJETIVOS DA REALIZAÇÃO DO SALÃO DO ARTESANATO

  • OBJETIVO GERAL                                                                 

     Promover anualmente em Brasília e São Paulo, um evento que valoriza a preservação da cultura brasileira em suas várias vertentes, divulgando a produção artesanal de várias comunidades, o trabalho desenvolvido pelo Programa do Artesanato Brasileiro-PAB/Ministério do Empreendedorismo, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, pelo SEBRAE e outras instituições que desenvolvem projetos para o setor, contribuindo para a manutenção das tradições nacionais.

  • OBJETIVOS ESPECÍFICOS
    • Facilitar aos consumidores e empresários do produto artesanal a aquisição de produtos de qualidade;
    • Contribuir para ampliar o conhecimento, qualificação, preservação das técnicas e troca de experiências, visando a melhoria do padrão de vida desses produtores;
    • Apresentar com qualidade as diversidades regionais, culturais e naturais dos países participantes.
    • Aquecer o mercado interno, promovendo um número maior de produtos artesanais de qualidade;
    • Realizar exposição de mais de 100 mil peças de artesanato originárias de

    todos os estados brasileiros;

  • METAS
  • • Ter a participação de representantes de todos os estados brasileiros, trazendo
    para o evento peças que tenham alto valor cultural agregado à sua produção e
    design;
    • Promover palestras e oficinas de qualificação, que permitam o intercâmbio de
    técnicas utilizadas e o aprimoramento profissional dos artesãos envolvidos;
    • Beneficiar cerca de 5.000 mil artesãos (representados por cooperativas,
    associações, confederações e trabalhos individuais)
    • Gerar mais de R$ 6.000.000,00 (seis milhões) em negócios, a curto e médio
    prazo, considerando que as negociações geradas nas rodas de negócios se
    consolidam em vendas durante certo período de tempo.
    • Atingir um público de 60.000 visitantes.
    • O Salão visa oportunizar a realização de negócios da ordem de aproximadamente 6 milhões de reais entre vendas no local e negócios futuros, além de gerar em torno de um mil empregos diretos e mais de 3 mil indiretos.

ATRATIVOS DO EVENTO

OFICINAS

São ensinadas técnicas artesanais de fácil aprendizagem, tanto voltadas para artesãos (troca de conhecimentos) quanto para o público em geral (oportunidade de desenvolver alguma habilidade). De maneira simples e com poucos recursos é possível até para leigos aprender a fazer enfeites, bijuterias, acessórios e utilitários artesanais de forma divertida e prática. As oficinas de qualificação para artesãos visam o aprimoramento e conhecimento de novas técnicas e a troca de informações entre eles.

SHOWS

Com a cenografia inspirada no programa Sr. Brasil da Tv Cultura, programa apresentado por Rolando Boldrin por 17 anos. Vamos expor no palco peças de todos os estados do Brasil e de diferentes técnicas, para que possamos mostrar a riqueza e diversidade da nossa cultura. Os shows de música e danças típicas são apresentadas por grupos folclóricos, representando a cultura das 5 regiões brasileiras. Trovadores Urbanos (Seresta e Canção), Claudio Lacerda (Caipira e Toada), Trio Gato com Fome e Paula Sanches (Samba e Choro) e Forró Maria Lua (Xote - Xaxado e Baião), estarão presentes para encantar o público.

MESTRES ARTESÃOS

A cada ano o evento dá destaque aos Mestres Artesãos reconhecidos em seus estados pela relevância de seu trabalho. Eles têm um espaço especial para mostrar suas técnicas, expor e comercializar suas peças e ainda oferecer ao público a oportunidade de vê-los trabalhando presencialmente. Os Mestres são escolhidos pelas coordenações estaduais do PAB nos estados e/ou pela curadoria da Rome. Conhecer suas histórias de vida e de como desenvolvem seu trabalho é um grande atrativo do evento

PRÊMIO SEBRAE TOP 100 DE ARTESANATO

O 18º Salão do Artesanato conta com a presença dos artesãos ganhadores do 5º Edição do Prêmio SEBRAE Top 100 de artesanato. Após seis anos desde sua última edição, retorna como a mais importante iniciativa de identificação e premiação do segmento artesanal, cuja importância é reconhecida internacionalmente.

DEMOCRATIZAÇÃO DE ACESSO

O evento terá entrada franca para visitação dos estandes. Todos os ambientes que compõem a realização deste projeto são acessados pela população em geral, sem cobranças de ingressos com uma previsão de atingir mais de 60.000 pessoas em todos os dias de realização. Será disponibilizada na internet os registros audiovisuais de apresentações artísticas previstas neste projeto. 

Horário: 11h00 as 21h00